quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Natal apresenta projeto de arena para Copa 2014


 A capital do Rio Grande do Norte está apostando num arrojado projeto de arena para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Detalhes do projeto do novo estádio foram apresentados nesta terça-feira (27) pelos membros do Comitê Natal 2014, em coletiva de imprensa realizada na Secretaria Estadual de Administração. O projeto, que já foi entregue à Fifa e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prevê a completa reurbanização do local onde atualmente está localizado o Machadão e o Centro Administrativo, com a implantação da nova arena para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping center, além dos Centros Administrativos do Estado e do Município.


Orçado em R$ 300 milhões, o "Estádio das Dunas" (ver fotos na Galeria de Imagens) terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura necessárias para sediar eventos de porte internacional, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol. O projeto foi elaborado pelo escritório de arquitetura HOK SVE, que é o mais importante do mundo na construção de arenas esportivas, responsável, por exemplo, pela implantação dos estádios Wembley (Inglaterra) e Emirates (do Arsenal) e da Arena Olímpica de Sidney, na Austrália. O novo estádio será construído numa área de 45 hectares onde também será implantado o complexo comercial e os novos Centros Administrativos.


O secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, que também preside o Comitê Natal 2014, explica que o Governo do Estado contratou duas empresas de nível internacional, a Prime, para dar suporte na montagem da nova arena e para elaborar o estudo de viabilidade econômica do projeto e a HOK SVE, atendendo a uma sugestão da Fifa, de contratar empresas especializadas. "O trabalho realizado por essas empresas foi fundamental para que tivéssemos condições de competir em pé de igualdade com as outras cidades candidatas", afirma Fernandes.


Segundo o secretário, a escolha do Largo do Machadão para implantação da arena se deu por uma série de fatores. "A área tem acesso fácil ao aeroporto, à rodoviária e à rede de hospitais, possui boa cobertura de transporte público e rodovias largas", argumenta. Ele explica que tanto a construção do novo estádio quanto do complexo empresarial e esportivo que será erguido anexo à arena, incluindo os Centros Administrativos do Governo do Estado e da Prefeitura, será feita através de Parcerias Público-Privadas (PPP's).


"Diversos investidores estrangeiros e nacionais, como a Luso Arena (Portugal) e a Salamanca (Fundo de Investimento inglês), já expressarem interesse em participar do projeto. Os governos estadual e municipal entrarão apenas com a cessão do terreno em regime de comodato, pelo período de trinta anos", ressalta Fernando Fernandes. "Natal tem a melhor rede de hotelaria do Nordeste e um projeto economicamente viável que nos coloca em condições reais de disputar a vaga com as outras capitais nordestinas", garante o secretário.


VISITA – No dia 6 de fevereiro, uma comitiva da Fifa e da CBF desembarcará em Natal para visitar a área da arena e avaliar as condições da cidade receber jogos da Copa. A expectativa é de que a lista das 12 cidades-sede dos jogos seja divulgada até o final de março. Além do presidente do Comitê, Fernando Fernandes, apresentaram o projeto da nova arena a secretária estadual de Esporte e Lazer, Magnólia Figueiredo, e os secretários municipais de Turismo, Soares Júnior, e de Esportes, João Ananias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário