domingo, 24 de maio de 2009

POLÊMICA: Divergências no novo regulamento dos JERN's


As escolas particulares e estaduais do Rio Grande do Norte estão em rota de colisão com a Coordenadoria de Desporto Estadual. Tudo por causa das possíveis mudanças no regulamento dos Jogos Escolares do Estado. Alguns pontos são mais polêmicos, como a extinção do campeão geral dos jogos e a exclusão de cinco modalidades, já para esse ano. Para 2010, outras mudanças estão previstas, como a retirada de uma categoria inteira, que seria de 10-11 anos. Alunos com idade igual ou superior a 18 anos, também seria excluídos da competição.

“Não sei porque as Escolas, através de seus coordenadores de esportes, estão criando caso. Foram eles que se reuniram e solicitaram as modificações. Inclusive, pediram a retirada de 14 modalidades. Eu só autorizei que tirassem cinco”, revelou a coordenadora da CODESP, Ana Dalva.

Para Modesto Júnior, coordenador de esportes do colégio Contemporâneo, o ideal seria a criação de outro campeonato. “A Coordenadoria deveria criar uma outra competição. Deveria enxugar os Jern´s. Poderia realizar um campeonato com as modalidades excluídas na Semana da Pátria, por exemplo”, disse. As modalidades que foram retiradas da competição foram: Futebol de Mesa, Hipismo, Squash, Maratona Cultural e Tênis de Campo. A representante da Coordenadoria de Desporto fez questão de ressaltar que as modalidades excluídas, são as que tem o menor número de participantes de escolas estaduais. “Tivemos o cuidado de escolher modalidades que não prejudicassem as escolas estaduais”, disse.

Modesto Júnior acha que as medidas tomadas pela CODESP não vão agradar as escolas, sejam elas particulares ou estaduais. Principalmente o fim da entrega do título de Campeão Geral. “Até nas Olimpíadas existe um quadro geral de medalhas para saber quem foi o País campeão. Com essa determinação, a sentido de competir para vencer vai acabar”, afirmou Júnior.

Ana Dalva se surpreendeu quando foi informada da recusa das escolas em relação as novas regras que vão imperar nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. “Doze escolas daqui de Natal se reuniram e elaboraram esse novo regulamento. Estou com o documento assinado aqui na CODESP. Inclusive, contém a assinatura do pessoal do Contemporâneo, que agora, estranharam o fato dos pedidos terem sido colocados em prática”, afirmou.

Outro ponto que vem sendo alvo de reclamações é a extinção de toda uma categoria. Para 2010, os alunos que tiverem entre 10 e 11 anos e os que forem acima de 18, vão ficar sem disputar os Jogos Escolares. “Essa determinação não vai afetar apenas os alunos, mas também os professores. Aqui temos 4 professores de natação. Se essa categoria for banida, teremos que ver o que vamos fazer com o treinador. Até a possibilidade de demissão não está descartada”, revelou Modesto Júnior.

Mas, a coordenadora da CODESP trata de acalmar os alunos dessa faixa etária. “Os alunos dessa categoria devem ser absolvidos pelos Jerninho´s, que já acontecem todo ano”, disse.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário