sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atletas pela Cidadania lança desafio para o Ceará


Raí Oliveira - presidente da Atletas pela Cidadania - lança o Desafio do Placar do Aprendiz: qual o primeiro Estado brasileiro a cumprir sua meta de aprendizes contratados?

A ação será realizada em evento com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Ceará, data em que também ocorrerá o lançamento do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional. A iniciativa tem como objetivo mobilizar o empresariado e governo cearense para o cumprimento da Lei do Aprendiz. Segundo a RAIS 2007 (Relação Anual de Informações Sociais), o Estado do Ceará deveria ter 27.809 jovens contratados. Porém hoje, existem apenas 5.086 aprendizes.

Com a presença do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego interino, André Figueiredo, Raí Oliveira convidará Governo do Estado do Ceará, Prefeitos e Empresas para que assinem a Carta de Compromisso pela Aprendizagem e Oportunidades para a Juventude: uma iniciativa que dá visibilidade para bons exemplos da iniciativa pública e privada, na contratação e cumprimento da Lei do Aprendiz. Cerca de 500 empresas foram convidadas, além do Governador do Estado do Ceará, bem como 35 prefeituras com maior potencial de contratação de aprendizes.

As organizações que aderirem à carta e se comprometem a cumprir sua cota de aprendizagem até 2010 e como contrapartida serão divulgadas como bons exemplos pelo Placar do Aprendiz.

A contratação de aprendizes pela Administração Pública direta não é prevista na Lei nº 10.097/2000, no entanto, um Ante Projeto de Lei entregue ao Presidente Lula e ao Ministro Carlos Lupi, pelos Atletas pela Cidadania, em novembro de 2008, está em tramitação. Porém, governos estaduais e municipais podem contratar aprendizes por meio de legislações locais, como já ocorre em Goiás e Paraná.

Serviço:
Local: Auditório da Câmara de Diretores Lojistas - Rua 25 de Março, 882 - Centro - Fortaleza / CE
Data: 19 de junho de 2009
Horário: 9 horas
Informações pelo telefone: (85) 3255.3994 / 3255.3937.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário