sábado, 19 de março de 2011

ARTIGO: Final das dúvidas e dos bastidores


Freire Neto – jornalista profissional
Editor de Esportes – BAND NATAL

Uma final diferente e cheia de dúvidas! Assim será a segunda partida entre ABC x Santa Cruz na decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar de Futebol. O maior campeão do estadual do RN tem desfalques sérios: o capitão Ricardo Oliveira ficará de 40 a 60 dias fora dos gramados e o artilheiro das decisões, Leandrão, recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida. Outro que é dúvida e provavelmente não entra em campo no Iberezão, na terra de Santa Rita de Cássia, é o atacante Ederson, que entrou para a história dos Clássicos ABC x Alecrim ao marcar 4 gols. Situação difícil para o estrategista, calmo e sério treinador Leandro Campos, que completa um ano no cargo (um recorde para o futebol local), numa situação totalmente diferente de quando chegou em 2010 – arrumar a equipe que fracassara no primeiro turno para buscar o 51º título do RN para a Frasqueira. E o Wassil Mendes, técnico do Santa Cruz? Tem quatro dúvidas: Marciano, Michel, Rafinha e Didi. Mas os quatro devem jogar. Drama todos vivem e outros aumentam. A grande questão é quem entrará para ser campeão?
Leandrão, artilheiro das decisões, está impedido de jogar a final

Fiquei muito decepcionado, como amante do bom futebol, com a postura do tricolor do Trairi no segundo tempo do primeiro jogo, no Frasqueirão, quarta-feira. O técnico Wassil Mendes fez modificações estranhas e para completar o time recuou demais. Jogou para não perder ao invés de buscar a vitória e evitar a derrota. Não se sagra campeão pensando pequeno e tendo medo do adversário. Ficando acuado na defensiva, principalmente durante 45 minutos, na casa do adversário e com jogadores que podem decidir a qualquer momento. Tirar Quirino, artilheiro e “matador”, colocar dois volantes e ficar sem ataque em plena decisão é no mínimo estranho. E o pior. Nas partidas que assisti do Santa Cruz no primeiro turno, e não foram poucas, o jogador Alvinho (que pertence ao ABC) sempre entra muito bem no segundo tempo, mostrando excelente entrosamento com Quirino (o matador do Sertão) e realizando jogadas que resultam em gols, não jogou em Natal.
Quirino é sempre caçado em campo pelos zagueiros


A saída do zagueiro Michel, com o olho inchado após pancada, foi crucial. É verdade, mas não explica a renúncia pelo ataque, pois ninguém fora expulso na partida. Sem entender o primeiro, não podemos tratar da decisão deste domingo, 17h, em Santa Cruz. O gaúcho Leandro Campos deve montar o ABC de acordo com a partida e suas possibilidades, prezando por um time mais seguro e sem expor a zaga e o goleiro Wellington. Provavelmente com um sistema 3-5-2, com Bileu, Basílio, Jackson e Gabriel no meio campo e Cascata e Ray na frente. Marcação forte e poder de contra ataque. Muito bem fisicamente, o baiano camisa 10 do ABC tem tudo para ser o protagonista da partida e principal arma do “Elefante”.

Jackson precisa se esquivar da torcida e dos adversários

Wassil precisa apenas de uma vitória simples para garantir o título do primeiro turno, pois joga pela vantagem de dois resultados iguais. Jogando em casa com o apoio da torcida, o treinador precisa e muito de toda a força dos seu plantel e pensar grande. Há três partidas os alas Marciano e Rafinha, destaques nas primeiras rodadas, não jogam bem e precisam ser decisivos. Quirino necessita de companhia no ataque e de jogadas que o privilegiem. Como poucos, ele tem um excelente aproveitamento dentro da área, mas não pode jogar sozinho e isolado. O camisa 10, Paulinho Mossoró; os volantes Lano e Robson que sabem tocar a bola também tem que aparecer e entrar na decisão. E sinceramente, não entendo como um jogador que perde uma média de 7 a 8 gols por jogo continua titular, como é o caso de Didi Potiguar, enquanto Alvinho, jovem destaque do Santa Cruz, fica no banco de reservas.

Alvinho, atacante do Santa Cruz que pertence ao ABC

Essa final de turno promete e muito e será definida nos detalhes. Leandro Campos e Wassil serão personagens preponderantes. Que vença o melhor e de preferência que sejamos brindados com muitos gols. E fiquem atentos aos bastidores e pormenores. Eu estarei e na segunda conversamos de novo. Porque conosco o Jogo é Aberto e sempre com muita ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário