quarta-feira, 21 de julho de 2010

Copa 2014 e o impacto sobre a economia do Nordeste


No país do futebol, as expectativas para a próxima Copa do Mundo são cada vez mais otimistas, mas os reais impactos dela parecem difíceis de mensurar. Projeções de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam para um crescimento agregado de 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, em relação a um cenário no qual não são consideradas as repercussões do torneio mundial.
No Rio Grande do Norte, o impacto deve ser o maior da região, com ampliação do PIB em 4,52%. Nos demais estados nordestinos onde também haverá partidas do torneio, Ceará, Pernambuco e Bahia, o impacto da Copa no PIB seria de 2,05%, 1,85% e 1,16%, respectivamente.

O estudo indica que os investimentos em infraestrutura urbana nas cidades que sediarão a Copa representam efetivamente impacto de longo prazo para a economia desses municípios. Essa repercussão positiva, entretanto, tende a diminuir com o financiamento público para as obras de estádios de futebol, que implicam crescimento da dívida pública ou redução do gasto em outras ações de governo, analisam os pesquisadores.

O trabalho "Nordeste e a Copa do Mundo 2014: Impactos Econômicos de Megaeventos Esportivos" está disponível na internet e tem como autores os alunos de doutorado da UFMG - Admir Betarelli Júnior e Aline Magalhães - e o professor da instituição, Edson Domingues.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário